sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Congresso de Jovens - Sertãozinho

Congresso de Jovens - Sertãozinho
No dia 23 de agosto, estivemos na abertura do Congresso de Jovens das Assembleias de Deus em Sertãozinho, uma dimensão espiritual sobrenatural pairou sobre a igreja, a glória do Todo-Poderoso encheu a casa e todos foram cheios. Deus em tudo seja louvado.

















sábado, 18 de agosto de 2012

Últimas notícias

Estivemos no dia 18 de agosto de 2012, na Assembleia de Deus em Delta, Minas Gerais... Ao Deus da Palavra honra e louvor eterno por tudo que Ele tem feito e ainda fará. Segue algumas fotos do culto.













sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Abandonado por Deus - John MacArthur

Abandonado por Deus - John MacArthur



Será que o Brasil está seguindo a passos largos para o mesmo caminho?

Como preparar um sermão expositivo

Como preparar um sermão expositivo

Pregar a Palavra de Deus é, sem dúvida alguma, uma tarefa honrosa e gratificante. Todavia, não é fácil expor com clareza e profundidade as Santas Letras. Nos dias atuais carecemos de expositores bíblicos ungidos e profundos, biblicamente falando. Há um desequilíbrio grande entre nós, pregadores atuais, concernentes a isso, há sempre a polarização dos extremos, ou apenas unção ou apenas conhecimento. O que, de fato, é um erro, devemos buscar e estabelecer o equilíbrio, pois essas duas coisas jamais devem andar divorciadas. A união das duas coisas saciara o rebanho espiritualmente, emocionalmente e intelectualmente. A Palavra tornará a ser mais eficaz do que uma espada de dois gumes. 
Mas, como alinhar as duas coisas? Como preparar um sermão que una as duas coisas? 
É aqui que entra o modo de se pregar expositivamente. O sermão expositivo tem a capacidade de trazer tanto o lado profundo das Escrituras, como também dá a evasão para o lado espiritual da pregação, a parte que cabe a unção, a capacitação especial do Espírito Santo na transmissão das verdades inabaláveis da Bíblia Sagrada.

Pregar expositivamente, nada mais é, do que expor a porção da Escritura selecionado, mas expor o que? Expor a ideia do autor do texto e mediante isso aplicar as ideias do autor inspirado. O nosso grande erro é querer extrair do texto nossa visão a respeito daquilo, ignorando o que o autor bíblico queria dizer realmente com aquela passagem, quando fazemos isso, forçamos uma interpretação equivocada do texto e pregamos uma ideia que o texto não transmite.
Portanto pregar expositivamente é explicar o texto segundo a ideia real que o autor inspirado queria dar e aplicar aquela ideia aos ouvintes. Trocando em miúdos, é explicar e aplicar. 
Mediante isso, quero ajudá-los a preparar um sermão expositivo, e a medida que você for colocando em prática na preparação dos seus sermãos e na pregação de suas mensagens, perceberá resultados melhores, pois sua exposição bíblica tornará sua mensagem mais eficaz.

1) Deve-se escolher um texto bíblico.
Você deve escolher um texto bíblico, este texto poderá ser um versículo, um parágrafo, capítulo ou até mesmo uma única palavra. Ao escolher o texto, deve-se ter em mente que o mesmo tem um obejtivo, o autor ao escrever aquele texto tinha em mente um objetivo. Ao descobrir e achar o objetivo do autor com aquele texto, comece a estabelecer o objetivo de sua mensagem. Pecamos muito aqui, uma vez que a maioria das mensagens não tem objetivo. Tenha sempre em mente o objetivo pela qual você está pregando aquele sermão. Uma mensagem com objetivo surtirá o efeito esperado, pois ela será direcionada para o alvo certo pelo Espírito Santo.

2) Conheça o texto, familiarize-se com o texto.
Uma vez que o texto está escolhido, então é hora de conhecê-lo, ler e reler várias vezes. Uma mensagem poderosa e profunda não sairá em cinco minutos, levará tempo. Alguns estudiosos dizem que para um bom sermão deve se gastar 6 horas meditando, lendo e relendo o texto sacro. Ou seja, gasta-se tempo, mas vale a pena... Uma dica particular é, leia os capítulos anteriores ao texto selecionado e também os capítulos posteriores, se você ainda não entendeu a passagem na qual você está estudando, então leia o livro inteiro. É importantíssimo que nessa fase de preparação e leitura você não leia nenhum comentário bíblico a respeito da passagem, nenhuma nota de rodapé em bíblias de estudo. Aqui é você mesmo descobrindo as pérolas.

3) Anote suas meditações e seus pensamentos. 
Sem o auxílio de comentários e subsídios teológicos que te ajudam a entender a passagem, você irá meditar no texto. O que é meditar? É concentrar pensamentos, é remoer. O conceito de meditar é algo muito abstrato para nós, irei, portanto ilustrá-lo. Pense em uma vaca se alimentando do capim, ela ao mastigá-lo não o engole imediatamente, mas sim, remói. Meditar é isso, é remoer, até extrair tudo do texto. Ao meditar e ter seus pensamentos sobre o texto, anote. Tenha um cardeno ao lado sempre. Anote todos os pensamentos, dos melhores aos piores pensamentos, dos inteligentes aos pensamentos mais "idiotas", eles serão úteis para a preparação do seu sermão. O segredo de uma mensagem profunda é o tempo que você gasta pensando e meditando nela.

4) Enriqueça seus pensamentos.
Agora sim, você irá pegar todo o material disponível para auxiliar sua visão do texto, comentários bíblicos, dicionários, bíblias de estudo, livros e etc. O bom pregador deve investir nesses materiais sibsidiários, deve ser também um assíduo leitor, a fim de que sua mente transite por várias ideias e possibilidades. 
Você já escreveu seus pensamentos e irá enriquecê-los com os pensamentos de outros. 

5) Organize as anotações e prapare o esboço.
Um sermão é constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão. Você já tem as anotações, agora precisa organizá-las, irá descartar ideias que não tem nada a ver com o objetivo de sua mensagem. Irá preparar os argumentos de sua mensagem, os pontos importantes e começará a pensar na conclusão. 

6) Estabeleça uma conclusão para sua mensagem.
Nos dias atuais poucas mensagens chegam a uma conclusão. Se você tem um objetivo em sua mensagem, então é necessário que você leve o público ao objetivo preparado. Se o objetivo de sua mensagem é batismo com o Espírito Santo, então faça a conclusão de modo que o povo seja encaminhado a isso. 

Feito isso, deixe o Deus da Palavra agir. Se você é um pregador que tem vida no altar, vida de oração, jejum, santidade, e devoção no estudo da Palavra e preparação da mensagem, prepare-se, pois você colherá resultados inesperados para a glória de Deus. 
Espero que tenha ajudado, meu objetivo não é trazer uma fórmula mágica, mas sim, ideias práticas a fim de que você desenvolva e enriqueça esses próprios métodos apresentados.


Cordialmente,

Weder F. Moreira

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O escândalo de Deus

O escândalo de Deus

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Comunicado de assassinato

Comunicado de assassinato
 
Lamentavelmente gostaria de comunicar que a reunião de oração foi assassinada. Ainda não se sabe quem cometeu o crime, no entanto, a policia desconfia de três elementos, o pragmatismo, o secularismo e a frieza espiritual.
É sabido que a reunião de oração não era bem vista por alguns, na verdade, muitos a consideravam desnecessária, como por exemplo o pragmatismo. Há pouco ele deu uma entrevista a um famoso jornal dizendo: - "A reunião de oração é um entrave ao sucesso. Não vejo necessidade de tê-la em nossas estruturas eclesiásticas, precisamos remir o tempo e agir de forma prática, mesmo porque somente assim seremos bem sucedidos."
Outro personagem que odiava a reunião de oração é a frieza espiritual. Na semana passada era possível encontrá-la nos corredores da igreja denegrindo a imagem da Intercessão. Para ela, orar além de ser uma grande bobagem é uma idiotice sem tamanho. Se não bastasse isso, o secularismo há alguns meses tentou assassinar a Reunião de oração, incutindo nos membros da igreja que o mais importante de tudo é adquirir riquezas além de experimentar prosperidade.
A polícia segue investigando e acredita-se que brevemente descobrirá quem cometeu tão hediondo crime.
O velório da reunião de oração acontecerá na templo da igreja que não precisa de Deus, às 19:00 h, logo depois do culto da vitória.
 
Renato Vargens.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fazendo Deus sorrir

Fazendo Deus sorrir
A maior tragédia da vida não é a morte, mas uma vida sem propósito. Todo ser humano nasceu para um propósito nesta terra. Que propósito seria esse? Simples, fácil e direto: fazer Deus sorrir. Sua vida aqui na terra tem o propósito ímpar de glorificar e adorar a Deus, trocando em miúdos, agradar a Deus. É o desejo de todo ser humano agradar a Deus, isso, segundo os antropólogos, é inerente ao ser humano. Mas como fazer Deus sorrir? Como agradá-lo? Segue abaixo 5 princípios para fazer Deus sorrir com sua vida.

1- Amar a Deus acima de todas as coisas. 
Lembro-me de quando comecei a namorar minha noiva. Ao acordar, ao deitar, ao trabalhar, ao andar, em todas as tarefas pensava nela. Alimentava-me com o seu amor através do meu pensamento, isso me deixava cada vez mais apaixonado. Nosso relacionamento com Deus não é diferente, quanto mais estivermos "conectados" com Ele, mais o amaremos. Pense em Deus, converse com Ele a todo instante... Ame-O acima de tudo.

2- Confie completamente em Deus.
As vezes somos tentados a confiar em Deus parcialmente, mas para fazermos Deus sorrir, para agradar Deus é preciso confiar em suas palavras completamente, inteiramente. Se Deus disse que irá fazer, confie! Se Ele prometeu, acredite inteiramente!

3- Obedeça a Deus incondicionalmente.
Obedecemos a Deus, em muitas circunstâncias, parcialmente, pois sempre somos tendenciosos a obedecer o que nos convém. Noé é, para nós, exemplo de obediência incondicional. Ao receber a ordem de Deus para construção da arca, ele não titubeou, apenas obedeceu, não questionou, cumpriu e creu.

4- Agradeça a Deus continuamente.
Ser grato a Deus é um ato de temor e respeito, um ato de agradecimento, de adoração, de gratidão. Agradeço a Deus por tudo, por coisas boas e ruins, isso é sinal de reconhecimento da soberania de Deus em sua vida, é sinal que você dá a Deus de que você sabe que Ele está no controle de sua vida.

5- Usando suas habilidades e dons para servir a Deus e ao próximo.
Quando Deus criou você, Ele colocou e enxertou em você certas habilidades que quando você as usa Ele sorri, porque vê os benefícios e isso faz com que Ele seja glorificado. Sempre costumo dizer que os dois maiores investimentos que nós podemos fazer é investir em pessoas (seu próximo, independente de quem seja, inimigo ou amigo) e livros. O segundo mandamento mais importante da Bíblia é: "amarás o teu irmãos como a ti mesmo". Servindo o próximo você terá o sorriso de Deus garantido.

Cumpra esses princípios e agrade ao seu Deus. 

Cordialmente,

Weder F. Moreira 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fotos dos eventos recentes

Nas últimas duas semanas estive em alguns eventos e quero compartilhar com os irmãos os registros fotográficos ali focalizados. Um grande abraço ao amigo Pr. Daniel Junior, presidente das Assembleias de Deus Plenitude da Fé, em Mogi das Cruzes e região, onde estivemos no congresso geral de jovens, com um tema muito atual e sugestivo: UFC (Unidos na Força de Cristo), o congresso foi uma bênção, onde 14 almas se renderam a Jesus Cristo, sendo a maioria delas jovens. Deus em tudo seja louvado. Gostaria de agradecer ao Pr. Josafá, da Assembleia de Deus na cidade de Ipuã, São Paulo, pelo convite para ministrarmos no congresso de jovens local, fomos tremendamente abençoados, batismo com o Espírito Santo e renovo foram marcas visíveis da prensença do Deus Todo-Poderoso. A seguir as fotos.