quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A missão da Igreja na terra

A missão da Igreja na terra

Jesus Cristo em seu ministério terreno fez grandes maravilhas. Além de milagres espirituais, curas, libertação e restauração de vidas, Cristo fundou a maior organização do mundo, bem como o maior organismo vivo já existente na face da terra, a Igreja (Mateus 16. 18). Muitos teólogos e estudiosos da Palavra de Deus, vivem em eterna discussão quanto a classificação da Igreja na terra. Será ela organismo ou organização? Apesar de muitas controvérsias, não é nosso intuito abordar este eterno dilema, apesar de ter um ponto definido no assunto, como os irmãos podem ver no primeiro parágrafo. Só para esclarecer: a Igreja é um organismo! Veja Efésios 4. 11 - 16. Porém, a Igreja também é organização! Ela é apresentada em sentido figurado na carta de Paulo aos Efésios 4. 16. A Igreja organismo precede a Igreja organização.
Esclarecido isso, sigamos!


Como tinha dito, a fundação da Igreja por Cristo é, sem dúvida alguma, um marco na humanidade (Igreja com "I" maiúsculo, posto que estamos discorrendo da Igreja universal, ou seja, a Igreja formada por salvos do mundo todo, independente da denominação). Visto que, o objetivo da Igreja é levar aos desconhecidos a mensagem do Reino dos Céus.
Com a fundação da Igreja, Jesus deixou estabelecido a missão da mesma enquanto estivesse aqui na tera. A sua missão se resume em: evangelização, comunhão e adoração.


Evangelização
A ato de evangelizar é como a Igreja transmite ao mundo a obra redentora de Jesus Cristo, é a apresentação do Salvador aos desconhecidos da verdade. É a missão da Igreja para com os de fora. Evangelizar é uma ordenança imperativa de Jesus para todos que o seguem (Marcos 16. 15). Esta transmissão é feita através da exposição da Palavra de Deus - a Bíblia. Veja a parábola do Semeador em Lucas 8. 4 - 15.

Comunhão
Esta é uma missão qualitativa, ou seja, que garante a qualidade dos que foram salvos através da evangelização. É uma missão que abrange a edificação, ensino e serviço para o Corpo de Cristo. É uma missão para com os de dentro. Este aspecto da missão da Igreja na face da terra está  diretamente ligado com evangelização na ordem de Cristo, "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando em nome do Pai, e do FIlho e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado" (grifo meu), (Mateus 28. 19 e 20). Após fazer discípulos é necessário, agora, ensinar, pois é através da Palavra que haverá fortalecimento na fé.

Adoração
Esta missão da Igreja tem por objetivo glorificar o nome do Senhor Jesus. É uma tarefa da Igreja para com Deus. É simplesmente evidenciar e bendizer o nome de Jesus, por isso, devemos ter em nossas mensagens e louvores, o direcionamento dos ouvintes a Cristo.


Como de praxe em todos os meus artigos, convido você, amado leitor, a mais uma vez, ponderar sobre o assunto estudado. Será que eu e você, como Igreja do Senhor, estamos cumprindo a missão outorgada por Jesus Cristo aqui na terra? Ou será que temos negligenciado? Acordemos e dispertemos, pois o fim está próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário