segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entrevista - Pastor Cássio Castelo

Entrevista



Na semana passada obtive a imensa oportunidade de rever alguns amigos e companheiros de ministério. Como mencionei no post anterior, esteve na cidade onde resido, os estimados pastores Cássio Castelo e Ricardo Magdanelo, provenientes da cidade de São Paulo, capital do nosso estado.
Com o intuito de estarem presentes na comemoração da entrega do título de cidadão ituveravense ao nosso pastor, eles aproveitaram para passar alguns dias conosco a fim de descansarem, algo muito conveniente, haja vista nossa família os conhecê-los de longa data (eles nos conhecem há muitos anos, tanto que me viram crescer).
Nesse período de descanso supracitado, nos lançamos ao árduo trabalho de pescar. Alguns podem até pensar: "Mas, irmão Weder, árduo trabalho? Pescar?".
Sim, caro leitor! Visto que não tenho a prática da pesca. Porém, nos lançamos ao desafio.
Aproveitando o ensejo, não desperdicei a oportunidade de interrogar os amados companheiros e quero neste espaço, publicar parte da conversa, especialmente, entre mim e o pastor Cássio Castelo.
Para quem não conhece o pastor Cássio Castelo é membro da igreja Assembleia de Deus em São Paulo, no bairro da Lapa, é pastoreado pelo Pastor Veiga, onde vem assessorando e ajudando a seara do Mestre. Além disso, é professor e coordenador do curso de teologia na FAESP, extensão Lapa. Coordena também os departamentos de Evangelismo e Missões daquela igreja. Veja abaixo a entrevista.


AT - Como se deu sua conversão a Cristo e como foi sua chamada ao ministério?



Pr. Cássio - Minha conversão deu-se em um momento muito difícil que eu atravessei na minha juventude. Comecei a me enveredar por caminhos de perdição, muita bagunça que resultou em uma tristeza profunda e em um distanciamento das pessoas que me amavam. Foi então, que em uma noite de carnaval, um amigo que tinha se convertido a Cristo me evangelizou e a palavra penetrou em meu coração, recebi um convite para ir a igreja e ali aceitei Jesus como salvador da minha alma. Gloria a Deus!


A chamada para o ministério aconteceu em seguida. Deus começou a usar algumas pessoas para falar comigo de sbre uma grande obra em minha vida, com dois meses de conversão fui batizado nas águas e no Espírito Santo, depois em uma noite, pela madrugada, a minha chamada foi revelada a mim mesmo através de uma visão muito linda que o Senhor me deu; com um ano de conversão eu já estava dirigindo congregação, e a partir de então venho desfrutando das promessas de Deus.


AT - Atualmente o senhor também tem trabalhado com o departamento de missões e evangelismo no setor da Lapa, São Paulo. Quais os desafios para o departamento no que tange ao Ide de Jesus.

Pr. Cássio - Estamos nos esforçando para cumprir a ordem imperativa de Cristo. Temos algumas metas para cumprirmos no setor da Lapa, que envolvem abrir novos trabalhos, ganhar almas e enviar missionários. Deus está nos abençoando e pouco-a-pouco vamos avançando e vencendo todos os obstáculos que surgem. Cuidar deste departamento – evangelismo e missão – não é fácil, principalmente nesta época em que vivemos de esfriamento espiritual, mas louvo a Deus, porque tenho contemplado muitas pessoas envolvidas com a tarefa de ganhar almas, e ao mesmo tempo muitas pessoas se convertendo a Cristo e mudando de vida. Em meio a tanto desafio essa é a melhor recompensa. Gloria a Deus!


AT - Como o senhor vê o desempenho missionário e evangelístico das Assembléias de Deus no Brasil?


Pr. Cássio - A Assembléia de Deus é uma igreja abençoada; começou a sua historia no Brasil de maneira espantosa. Nossos pioneiros nos ensinaram como devemos trabalhar e nos deram exemplos de dedicação. Agora, devemos seguir na mesma pisada desses homens que se dedicaram a missão e a tarefa de ganhar almas.


É bem verdade que, por mais que fazemos, fica aquele sentimento de que devemos fazer mais, porque a seara é grande e tem muita coisa para ser feito. Mas, temos que admitir que a Assembléia de Deus é uma igreja evangelística e missionária, que prioriza o Ide de Jesus, e no "passo do boi" vai realizando a obra de Deus com seriedade.


AT - O senhor também é coordenador da faculdade teológica, extensão da Lapa. Mediante isso, quais os desafios de ensinar e capacitar obreiros para seara do mestre?


Pr. Cássio - O nosso principal objetivo é realmente preparar pessoas para exercerem melhor o ministério. A Bíblia diz que devemos crescer na graça e no conhecimento. Esse é o nosso alvo: o crescimento do obreiro. Pois, um obreiro preparado sempre terá um alimento sadio para seus liderados. Hoje em dia, obreiro que não se preocupa com o seu preparo espiritual e teológico pode enfrentar dificuldades tremendas, pois vivemos em uma época de muita informação e as pessoas já não comem qualquer alimento. Daí a necessidade de se aprimorar, o conhecimento é acumulativo e devemos buscá-lo. Conhecimento e graça são irmãos que devem sempre andar de mãos unidas. E quem quer ser bem sucedido no exercício do ministério não pode se esquecer disto.


AT - Quais ensinamentos teológicos o senhor acha primordial e que o crente deve conhecer?


Pr. Cássio - Das principais doutrinas da teologia sistemática: estudo de Deus (Teologia), Cristo (Cristologia), Espírito Santo (Pneumatologia) , Igreja (Eclesiologia), Homem (Antropologia), Pecado (Hamartilogia), das Últimas Coisas (Escatologia), etc.


AT - Mudando um pouco de assunto. Os jovens cristãos ultimamente têm enfrentado nos meios escolares, universitários, etc., dificuldades muito grandes por causa da sua fé. O que o senhor acha que esses jovens devem fazer?


Pr. Cássio - Enfrentar a situação com a graça de Deus, resistir às dificuldades e não negar a fé. A Bíblia diz que devemos resistir o diabo. O moço que faz isto com certeza será vencedor.


O que não pode é o jovem cristão não assumir a sua identidade e ficar em cima do "muro", porque seria um alvo fácil para as ciladas de satanás.


AT - Deixe um conselho para os jovens que passam por isso?


Pr. Cássio - Deixo o conselho de Paulo ao jovem Timóteo em 2 Tm 4.7: Combater o bom combate, terminar a carreira – seja ela qual for, escolar, espiritual - e guardar a fé.



5 comentários:

  1. Bela entrevista.

    http://evfabiomagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belo blog.. me add em sua lista de blogs que add vc tb..

    só me avisar!!

    inté

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amados companheiros.
    Deus os abençõe!

    ResponderExcluir
  4. Caro Weder,
    O dificil e pescar peixe onde não tem, rsrs

    Você esta de parabéns pelo belo blog.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Pastor Cássio...

    Realmente, rsrs... Mas tive um desempenho até razoável na pescaria, peguei dois, rsrs...

    Deus abençõe!

    ResponderExcluir