segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fé e Razão

Fé e Razão

Essa semana acabei de ler o 'Crer é o livro 'Crer também é pensar' do grande teólogo inglês John Stott, que recentemente partiu para a glória.
Um homem de exemplo que dedicou sua vida em prol da obra do Senhor. Indubitavelmente, esse homem de Deus era e é digno de admiração e exemplo.

Nessa obra mundialmente conhecida John Stott comprova a utilização necessária da razão em contraste com a fé. 
Essa assunto tão debatido com certeza ganhou uma riqueza a mais com essa obra, uma vez que Stott aborda sistematicamente alguns aspectos congruentes na qual a razão está inerente a fé cristã. 
Segundo Stott, a razão está presente em vários pontos da fé: na aceitação do evangelho, na busca da santidade, na prática do evangelismo, no ministério e etc.

Todavia, o que me chama a atenção nesse pequeno opúsculo é a serenidade pela qual John Stott coloca a razão em pé de igualdade com a fé, no entanto, ele não despreza de maneira alguma a fé, uma vez que essa é primordial na vida cristã - sem ela não há o mover do Espírito Santo.

John ainda destaca que fé e razão distanciada uma da outra ou causa formalismo ou então fanatismo. E é óbvio que nós devemos fugir desses dois extremos, haja vista ser eles o distanciamento do equilíbrio que nosso Mestre Jesus ensinou. 
Além disso John Stott critica com total credibilidade os adeptos do anti-intelectualismo, o que ao meu ver é, sem dúvida alguma, um grande problema para a Igreja nos dias atuais, pois a ausência de um corpo pensante acarreta possibilidades maiores de falsos mestres maculares a doutrina e também a igreja.


Quem ainda não leu essa obra deve, imediatamente, adquiri-la e lê-la.

Cordialmente,

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário