segunda-feira, 21 de maio de 2012

Uma família santificada a Deus



No livro de Josué cap. 24 e vers. 15 está escrito:"Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais... Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor". 
O texto sagrado relata a atitude de um grande lider de Israel, que acompanhou de perto a forte mão de Deus ao tirar o seu povo do Egito e conduzi-lo pelo deserto até Canaâ, permaneceu firme no propósito de servir ao Deus de Israel. 
Foi obediente(EX 17:13), companheiro (EX 33:11), confiante nas promessas de Deus (Nm 14:30) e cheio do Espírito Santo (Nm 27:18). Após a morte de seu líder Moisés, recebeu a incubência de conquistar Canaã, o qual fez com destreza, porque propôs em seu coração não se apartar do livro da lei do Senhor (JS 1:8).
O texto em apreço, respalda a atitude louvável deste homem de Deus, quando os de sua nação coxiavam em dois pensamentos, se serviam ou não ao Deus que os tirara do Egito, foi categórico em afirmar:"eu e minha casa serviremos ao Senhor". Através daquela atitude, Josué estava afirmando que ele e sua família, sua casa, não se misturariam com as nações gentias, mas permaneceriam separados, santificados ao Senhor! Embora os maiorais da casa de Israel e suas famílias optassem pelo politeísmo (crença em vários deuses), ele e sua casa continuaria servindo o único e verdadeiro Deus.
Sua família talvez não seria conhecida como uma familia de elevados padrões sociais, mas como uma família que servia ao Senhor. Que linda lição nos deixa este servo de Deus, mais forte do que as palavras são as atitudes, parece que Josué conhecia isto muito bem! Que venhamos juntos meditar: nós e nossa casa, estamos servindo ao Senhor?. É Cristo o governante do nosso lar ou o esposo abusivo da autoridade a ele delegada? Ou será a esposa que loucamente constituiu-se a cabeça do lar? Em nossa casa, com quem gastamos mais o nosso tempo com Cristo, através da leitura de sua palavra, adoração, oração e reverência em tudo ou nosso tempo está sendo desperdiçado com as coisas banais desta vida? Será que espalhados por nossa casa há vários altares, há vários deuses ou há somente um altar ao Deus dos céus?no qual nós e nossa casa nos prostramos para adorar ao Senhor que nos cura quando estamos enfermos e que cada dia trás o nosso pão. 
Bem escreveu o salmista Davi:"Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos (SL 128:1), note que a benção do Senhor abrange á família daquele que o teme, o responsável para que a benção de Deus alcançe toda a sua casa é o cabeça do lar. 
Uma familia que presta serviço a Deus sempre será amparada por Ele, o culto não começa no templo mais em casa, portanto, que venhamos começar cultuar a Deus em nosso lar e concluir nosso culto na igreja. 
Creio firmemente que toda a casa de Josué se envolveram na incubência de não deixarem suas palavras cair por terra (entra aqui o papel da esposa como ajudadora e dos filhos como responsáveis de transmitir à geração futura, o conhecimento de Deus herdado de seus pais), verdadeiramente nossas igrejas se tornarão fortes quando nossas famílias assim estiverem, que venhamos tomar a mesma posição de Josué, despertemos e sirvamos ao Senhor com inteireza de coração, não há efeito algum escrevermos por fora de nossas casas:"esta casa pertence a Deus,se aparentemente pelo lado de dentro,dá a entender que ela foi alugada para o diabo."
 
QUE O SENHOR NOS DÊ FORÇA PARA SERVIRMOS A ELE COM NOSSA CASA.
 
Em Cristo, 

Antonio Adson

Nenhum comentário:

Postar um comentário