domingo, 27 de janeiro de 2013

Os dois adjetivos de uma mulher especial

Os dois adjetivos de uma mulher especial



Em 1 Samuel 25.3 encontramos o seguinte texto: "Chamava-se o homem Nabal, e sua mulher chamava-se Abigail; era a mulher sensata e formosa; o homem porém, era duro, e maligno nas suas ações; e era da casa de Calebe".

Abigail recebeu do escritor sacro e inspirado por Deus, dois adjetivos: sensata e formosa. É importante notar que sensatez vem antes do adjetivo formosura. Será que isto tem algo a nos revelar?

A sensatez é o juízo sendo executado, ou seja, uma pessoa possuídora de juízo colocando em prática o juízo que possui. Isto é sensatez.
O que torna Abigail uma mulher especial é justamente isto, pois além de se formosa ela tem um adjetivo que está acima e primeiro da sua formosura. "... era a mulher (Abigail) sensata (primeiro lugar) e formosa (segundo lugar)..."

Uma mulher apenas formosa não tendo, antes de tudo, sensatez é, na verdade, vazia. Apenas a formosura torna a mesma feia e digna de ser ridicularizada. Mas a sensatez acentua e afeiçoa ainda mais a beleza de uma mulher.

Há belas mulheres no mundo, mas poucas especiais. Há mulher formosas na aparência, mas horríveis em conteúdo. A formosura sozinha torna indecorosa. Abigail era diferente e especial porque sua sensatez vinha antes de sua formosura. A formosura desprovida do item primaz - chamado sensatez - fará com que loucuras bestiais sejam efetuadas.

O que faz uma mulher ser especial e estimada com Abigail?
Se há belas e formosas mulheres no mundo, o que fará com que uma seja especial?
Abigail não tinha apenas formosura, mas, acima de tudo, sensatez. A sensatez de uma mulher é tão preciosa que sua beleza é realçada.
É como se fosse um ourives (sensatez) lapidando a mais bela pedra preciosa (formosura). A sensatez de uma mulher esculpe ainda mais sua beleza, isso torna ela especial.

O que torna uma mulher especial é ela ter a ordem certa dos adjetivos: sensatez e formosura. Afinal, antes de ser bela precisa-se ser sensata.
As mulheres especiais recebem o adjetivo de sensatez antes do de formosura.

A formosura um dia acabará, restará o que você é. Desejo que seja especial.

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário