sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um alerta antes que venha o caos

Um alerta antes que venha o caos

Amigos leitores, há tempos não utilizo esse espaço para expressar minhas ideias e convicções a cerca dos assuntos em voga, não tenho demonstrado aqui minha cosmovisão no que tange a assuntos tão pertinentes que rondam a blogosfera cristã e que são de relevância extrema para nós, cristãos. 
Entretanto, minha "omissão" deve-se ao fato da escassez do meu tempo. Devido aos compromissos acadêmicos tenho tido pouquíssimo tempo para dialogarmos nesse ciberespaço, sendo que o pouco tempo que me resta está sendo dividido com obrigações ministeriais (EBD, curso teológico, evangelismo, missões, agenda pessoal e etc.) e compromissos diversos. Porém, finalmente, estou de férias e as minhas obrigações universitárias estão reduzidas, por conseguinte, estarei com uma parcela do meu  tempo disponível, período este que me dedicarei a este espaço virtual. 
Feito esses esclarecimentos quero convidar a você, caro companheiro, a refletirmos sobre um assunto que há muito vem me atordoando.

A sociedade do século XXI é símbolo do que muitos sociólogos chamam de pós-mordenidade. Segundo o pastor César Moisés, em sua apostila 'A relevância da EBD e os desafios do século XXI', a pós-modernidade deu-se na fusão dos mundos contemporâneo e o moderno. 
Com o surgimento dessa nova têndencia, estabeleceu-se uma nova maneira de se pensar, agir, produzir e descartar na sociedade. Com meios tecnológicos avançados, meios de comunicação mais eficientes e uma consciência consumista exacerbada, percebe-se que caminhamos conforme nos ditam as regras. 

Uma sociedade que tem como evidências graves diferenças sociais, polítcas e econômicas; onde as desigualdades são cada vez mais acentuadas; onde os interesses pessoais transformam em nada os princípios básicos éticos e morais do ser humano. Contudo, o que mais deve-nos preocupar é que marcas registradas desta sociedade doente e pérfida adentram sorrateiramente nas nossas igrejas.
"Cristãos" hedonistas, relativistas e espiritualistas estão sendo observados no seio da Igreja de Cristo. 
É dever nosso tolerarmos um indivíduo não cristão com esses aspectos, haja vista sabermos que tal indivíduo desconhece os ensinamentos santos, registrados no Livro do Eterno, no entanto, é inadmissível termos em nossas congregações indivíduos que dizem professar a fé em Cristo ter essas evidências em suas vidas. É contrariar as Santas Escrituras, é desfazer e ignorar o que a Igreja Primitiva realizou, é desprezar o que a Igreja de Atos dos Apóstolos sempre nos ensinou.

Uma sociedade hedonista, relativista e espiritualista, suportaremos, mas, "cristãos" que buscam o prazer a qualquer preço e que ignoram e tenham aversão a palavras como renúncia, pecado, provação, transformação etc. não podem estar vivendo em conformidade com as Palavras Sagradas, esses nem mesmo Deus suporta.
"Cristãos" que pensam que não existem mais parâmetros de comportamento e que não há mais absolutos, colocando em risco e em dúvida a soberania da Palavra, devem estar mergulhados nos rios do relativismo, esses a própria Palavra não suporta. "Cristãos" que dizem ser espiritualistas, se dizem religiosos e deliram dizendo que todos os caminhos levam a Deus, esses estão perdidos em meio as ondas do ecumenismo.

"Cristãos" como esses, mais amantes de si mesmo do que da Palavra, estão em meio ao caos social em que estamos vivendo, não souberam se proteger com o escudo da fé, nem com a espada da Palavra, perderam-se diante da confusão deste mundo. Esses se não se arrependerem e voltarem para a Palavra estão rejeitados por Deus, pela Bíblia Sagrada e pelo Espírito Santo e sua sentença está dada. Que possamos ensinar o Corpo de Cristo a escutar o ressonante alerta emitido pela buzina da Palavra do Eterno: "Desperta ó tu que dormes, levante-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá" Efésios 5.14. Se escutarmos esse alerta evitaremos o caos.


Cordialmente,

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário