quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CPC - Complexo Pedantismo do Conhecimento

CPC - Complexo Pedantismo do Conhecimento

Tenho sido, nos últimos tempos, um atento observador das relações humanas. Em uma das minhas investigações percebi que o ser humano é acometido de uma séria síndrome.
Como já vinha meditando há algum tempo sobre o assunto, aprouve Deus, escrever este artigo para alertar os amados leitores sobre o Complexo de Pedantismo do Conhecimento - CPC.
Estamos cientes que o século XXI, é comumente conhecido como o século da informação e do entendimento; sabemos que milhões de reais foram gastos em educação de nível fundamental, médio e superior, e que o governo federal tem investido muito para que todas as classes sociais tenham condições iguais de acesso ao conhecimento e ao saber.
Mediante isso, há nos dias atuais uma crescente na formação cultural e educacional da população. E isso é bom!
E apesar de ainda faltar muito para nosso país alcançar os níveis ideais, estamos no caminho certo.

Até mesmo na igreja, temos visto que o grau de instrução tem aumentado; outrora tínhamos poucos estudantes, universitários, catedráticos. Porém, esses aspectos têm mudado com o decorrer do tempo. 
Hoje vemos em nossas reuniões dezenas de pessoas que estudam, formaram e tem um curso superior, e isso também é bom! 
Entretanto, existe um dilema nisso tudo, o CPC (Complexo Pedantismo do Conhecimento).

Creio que você está um pouco ávido para saber o que é e o que significa o tal CPC. Vejamos, primeiramente, o significado de Pedantismo, para depois adentrarmos na essência do assunto.
De acordo com o velho e bom dicionário Aurélio, pedantismo é: pessoa que ostenta erudição rebuscada. Ou seja, pessoa que exibe seu conhecimento ostensivamente. Sabido isso, vamos adiante.
O CPC consiste no problema de pessoas que adquirem um certo conhecimento e se esbanjam ostensivamente e pedantemente. É, na linguagem popular, o "cheio de nove horas".
Hoje é um tipo de pessoa fácil de se encontrar, principalmente, nas igrejas. É o tipo que entende e sabe de tudo, mesmo que, na maioria das vezes, não sabe nada; para entendermos o CPC basta notar se a pessoa se esbanja para colocar-se acima das pessoas, ela considera-se superior por ter um conhecimento a mais. Você, amigo leitor e amiga leitora, sabe que existem pessoas assim, até mesmo na igreja, onde todos são nivelados perante o Senhor.

Quantas vezes tenho notado pessoas com um certo conhecimento, reprovarem o irmão humilde - e até mesmo o pastor, que as vezes não tem nem um curso teológico. Aliás, já vi pessoas recusarem a mensagem de Deus, porque simplesmente, o ministrante não tinha um português correto, nem um vernáculo bonito e muito menos uma oratória perfeita, creio que o leitor também já notou pessoas assim. Isso é um pena!
Ainda bem que Deus não olha para a aparência e sim para o coração (1 Sm 16. 7).
Há pessoas com excesso de pedantismo; se acham melhores em tudo, as vezes esquecem que Deus capacita, outorga e, essencialmente, derrama a graça sobre os humildes. Será eu e você um CPC?
Que Deus venha ter misericórida de nós, pois bem sabemos que Deus abate os exaltados e levanta os humildes (Ez 21. 26).

Não estou dizendo que não se deve buscar o conhecimento, não, pelo contrário, busquemos sim, pois, a Palavra de Deus nos mostra que o povo sido destruído por falta de conhecimento (Os 4. 6); a bíblia também relata que é necessário crescer na graça e no conhecimento (2 Pedro 3.18). O que quero propor é um respeito recíproco, para que venhamos entender a voz de Deus através do irmão iletrado, como também do irmão catedrático. Que venhamos ter equilíbrio e tirar, principalmente do meio da Igreja, esse tipo de arrogância.

E mesmo que tenhamos um conhecimento maior que o nosso irmão, o respeitemo-nos uns aos outros, pois, com certeza, não somos entendidos em tudo, façamos o que recomenda o apóstolo dos gentios em Filipenses 2.3.

"... ao único Deus, sábio seja dada glória..." (Rm 16. 27)

Weder F. Moreira







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário