sábado, 2 de julho de 2011

Deus se arrepende? - Resposta

Deus se arrepende? - Resposta


Respondendo a pergunta que anteriormente postamos, quero começar dizendo que Deus jamais deve ser visto sob a mesma condição humana. Ele, definitivamente, não é como nós. 

N'Ele encontramos alguns atributos que o colocam em um nível superior a qualquer outra criatura ou mesmo criação. Indubitavelmente, Ele está acima de qualquer coisa. Atributos como onipresença, onipotência e onisciência O coloca em um patamar onde a palavra-chave que O classifica é PERFEIÇÂO.

Mas, como, então, Esse Ser Perfeito se arrepende? 
Uma vez que a Bíblia nos informa em diversas passagens que Ele se arrependeu, logo, concluímos, que Ele não é um ser perfeito, correto? ERRADÍSSIMO!

A Bíblia, sendo o livro dos livros, jamais deve ser interpretada a bel prazer. A Palavra de Deus não é, sem dúvida alguma, um livro qualquer, é por meio dela que o Senhor se revela, por isso, nunca deve ser interpretada a gosto do frêgues. Daí urge a necessidade do respeito as regras hermenêuticas. 

As passagens onde vemos a ocorrência da palavra arrepender deve ser encarada com a maior prudência, uma vez que estabelecida uma linha de raciocínio errada teremos, por conseguinte, uma aparente contradição e ainda mais, uma heresia.

Quando olhamos as passagens de Gênesis, 1 Samuel e Jonas, além de outras tantas passagens que fazem menção ao termo, temos claramente a percepção de que Deus se arrepende, entretanto, o que veremos é que o contexto e a própria palavra arrependimento nas suas ocorrências em referência a Deus detém outro significado completamente díspar quando essa mesma palavra ocorre em versículos em referência ao homem. 
1) Quando a palavra arrependimento ocorre em alusão a Deus, tem se no hebraico a palavra nacham que tem como significado suspirar, respirar pesado e lamentar-se no sentido literal. 

2) Quando a palavra ocorre em alusão ao homem a palavra hebraica que aparece é xub, com um significado completamente inverso, no sentido de voltar-se, ou seja, deixar o caminho que está trilhando, porque este é mal e errado e voltar-se para outro caminho melhor e sentir mágoa por ter escolhido outro caminho antes. Deus, obviamente, não muda sua atitude por ter feito algo errado. Ele não se arrepende. 
Os tradutores utilizaram esse termo em relação a Deus para aproximar o contexto e o aspecto teológico a nossa realidade. 

Nas perícopes em que aparecem o termo em menção ao Criador, devemos ter em mente que Ele mudou sua atitude porque o homem praticou algo que fez com que Ele alterasse seus planos ou desígnios. Jamais porque errou, Ele altera sua atitude porque é misericordioso. Concluímos, portanto, que Deus jamais se arrepende, Ele nunca irá se comportar como nós, Ele não mente e não há em sua personalidade a imperfeição, por isso Ele jamais se arrependerá (Números 23.19).

Eis abaixo um vídeo bem esclarecedor:




Cordialmente,


Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário