quinta-feira, 1 de setembro de 2011

5 princípios para ser um pastor ou um líder de sucesso no século XXI

5 princípios para ser um pastor ou um líder de sucesso no século XXI

O século XXI é a era da pós-modernidade. Século de mudanças e transformações. Temos uma sociedade tribalizada, como diria Mafesoli. 
Os interesses individuais são requeridos por meio de uma tribo social mais abrangente e com maior portfólio para articulações entre as partes. Tudo está bem facilitado, desde comprar via internet quanto criar uma bomba atômica. Os recursos sobram nas prateleiras das ideias. 
No entanto, as mudanças não se resumem apenas a esse contexto. A Igreja não está isenta de algumas mudanças, uma vez que ela está iserida em no mundo e este mundo muitas das vezes exerce sua influência de modo que a Igreja precisa readaptar sua vivência nesse contexto. 
Indubitavelmente, percebe-se a diferença colossal existente entre a relevância contextual social da Igreja a vinte, trinta anos atrás com seu momento hoje. É patente! 

Os sintomas dessas mudanças são percebidos por pastores e líderes que há tempos guiam o rebanho do Senhor. 
Alguns pastores tem enfrentado problemas com suas congregações, pois parece que o povo está "transformado", não parece ser aquele mesmo povo. E, realmente, não é! As transformações que aconteceram no mundo atingiram em cheio a vida dos cristãos. Mudanças boas aconteceram, outras não são tão agradáveis assim. Entretanto, este artigo vem direcionar pastores e líderes para que saibam aproveitar essas transformações em benefícios para o Corpo de Cristo. 
Certo dia fui indagado por um pastor que me disse: "Parece que o povo hoje anda mais exigente do que antes". Ao concordar com o aludido pastor acrescentei que as mudanças sociais, a vasta gama de informações, acesso a tecnologia e o desenvolvimento do nível educacional dos cristãos tem influenciado grandemente. 

A realidade é que a Igreja está exigente, tanto na sentido de ministrações (não aceitam mensagens de pregadores despreparados ou que não tenham base para tal atividade) quanto no sentido de se sentirem parte integrante de uma comunidade ou "tribo" de relevância na sociedade. Isso é ruim? Sob uma perspectiva arcaica e obsoleta talvez seja, todavia, essa exigência torna as coisas um tanto mais afuniladas, uma espécie de crivo. Isso é bom, uma vez que os pregadores, ensinadores e cantores se aperfeiçoarão mais para que venha exercer seu ministério com solidez e aceitação, primeiro de Cristo que requer o melhor, depois da Igreja, que merece o melhor. 
Dentro dessa perspectiva estabeleci 5 princípios que são necessários, ou quase obrigatórios, na vida de um líder. Esses princípios precisam estar em evidências na vida do líder cristão. Posto em prática, tais princípios resultarão em uma Igreja dinâmica, onde haverá cooperação entre os santos, tanto para com Deus quanto para com o próximo; uma exposição da Palavra adequada, que resultará em vida espiritual sadia; um redescobrimento de dons e paixões dos membros em relação ao trabalho no Reino de Cristo; uma transformação dos membos e da Igreja em relação ao mundo que os cerca e uma avalanche de pessoas se candidatando para fazerem alguma coisa na Casa de Deus. Tudo isso trará um avivamento espiritual genuíno. Dúvida? Então faça! Coloque em prática e depois de algum tempo, trabalhando arduamente, incansavelmente, orando e suplicando ao Espírito Santo, me ligue ou mande um e-mail contando a vitória.

1- Princípio - É preciso CONTEXTUALIZAR
Pastor Silas Daniel em seu livro 'A sedução das novas teologias', editora CPAD, enfatiza que contextualizar de maneira sadia consiste em: decodificação e transmição integral dos conteúdos, axiomas, doutrinas e valores da Palavra de Deus à nossa geração. É transmitir a Palavra de maneira inteligível, adequada e sadia à época e as circunstâncias, é utilizar meios sadios específicos de uma geração para tornar a mensagem acessível. Exemplo: utilização de data-show etc.
É de suma importância que o líder tenha em mente esse princípio, haja vista a aura de nosso tempo requerer tal atitude. Lembrando que é sempre bom grifar a palavra sadia, pois uma contextualização errada da mensagem do Reino resultará não em bonança, mas sim em derrota. Uma contextualização sadia diferencia-se da contextualização doentia, essa interpreta e transmite a mensagem a bel-prazer, a gosoto do freguês, a outra leva a mensagem preservada, só que de modo atual.

2- Princípio - É preciso DINAMIZAR
A dinâmica é essencial na vida do líder. Tenho visto em muitos lugares pastores e líderes dizerem que não tem tal dinâmica. Os mais velhos na estrada são campeões em dizerem isso, pois pensam que por causa da idade e da redução de seu vigor físico sua dinâmica se extinguiu. Mas o que dizer de Calebe?  
Dinamizar através de novos projetos e propósitos é de suma importância. Deus só trabalho com que tem propósito! Estude sua congregação ou seu departamento, almeje crescer, tenha objetivos. Dinamizar é colocar em prática os projetos e sonhos. É a força que coloca tudo para funcionar. Faça isso! Seja o instrumento de Deus que vai ser a força propulsora que levará sua igreja ou seu departamento a fazer algo para Deus. Uma Igreja dinâmica é uma Igreja atuante.

3- Princípio - É preciso REVITALIZAR
Quantos irmãos ou pessoas que fazem parte de nossa liderança que tem um dom, uma paixão, um talento e não o utiliza na Casa de Deus. Segundo o Dicionário Eletrônico Aurélio revitalizar é dar nova vida, é revigorar. Esse é o papel do líder: ter a capacidade de olhar para seu liderados e perceber que necessitam de um vigor novo para poderem progredir rumo ao exercício pleno no Reino de Cristo.
Revitalizar é colocar o departamento que estava para em atividade novamente. É incentivar aquela irmã que cuida de um setor da igreja a prosseguir em seu trabalho para fazer algo novo e transformar situações.
É você sentar com os líderes de sua igreja e dizer: Quais são os projetos de vocês? O que irão fazer para me ajudar na obra? Quais suas ideias? Quero ajudá-los a por em prática! 
Líder, entenda que quem ganha com isso é o Reino dos Céus. Não seja invejoso, você foi designado para lapidar diamantes, colocá-los para brilhar a fim de que o Deus Todo-Poderoso venha usá-lo. Cobre resultados e peça para ser cobrado!

4- Princípio - É preciso TRANSFORMAR
O líder deve ter visão de águia. Visão sensível e discernimento espiritual são coisas que todo bom líder precisa ter. Ao ver que uma situação que não está bem o líder deve agir, mas agir sob a autoridade do Espírito Santo, para que venha errar o menos possível. Se um departamento está com dificuldades, veja o porque, ao observar os motivos procure soluções e ajude o chefe do departamento, se persistir não tenha medo de transformar e modificar. Pessoas certas nos lugares certos serão bênçãos no seu ministério e também para a Igreja. Observe quem você irá colocar para liderar um departamento, perceba se esse é o seu dom, analise! Transformar algo que não vai bem e que não fornece resultados é algo primordial. Transformar algo ruim em maravilhoso motivará os liderados.

5- Princípios - É preciso INCENTIVAR
O que temos de crentes desmotivados não está escrito. Líder, por favor! Incentive os seus liderados. Uma Igreja incentivada crescerá sob as asas do Espírito Santo. Mas o que é incentivar? É estimular, é incitar. Incite-os a fazerem a obra. Se é pra fazer evangelismo estimule-os a fazer, se é para fazer obra social estimule-os e incite-os a fazer. Um povo estimulado pode fazer uma diferença inigualável. 
Você estimula ou desestimula os seus liderados? Quantas pessoas seriam verdadeiros instrumentos de Deus se fossem estimuladas e incentivadas. Faça isso a partir de hoje!

Líderes, pastores, não esqueça jamais desses princípios. Talvez o defeito não esteja no seu povo, mas sim em você! Para corrigir é simples, basta mudar, peça ao Espírito Santo que te dê essa visão e mude!

Cordialmente,

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário