quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O cristão e o paradigma da irracionalidade

O cristão e o paradigma da irracionalidade


Os meios de comunicação, muitas das vezes, bordam o cristianismo como um princípio de irracionalidade, e consequentemente o cristão torna-se, nada mais nada menos, que um ser vivo não-pensante.

É praxe nas instituições de educação formal o crente ser taxado de irracional. Alguns eruditos seculares chegam ao cúmulo de pensar que os cristãos são menos favorecidos intelectualmente, por sua crença e maneira de agir, entre outros aspectos.
A verdade pura e simples é que generalizam a causa e colocam os cristãos na "prateleira" dos néscios. Somos tratados como ignorantes do saber.

Ora, quanta injustiça! Quantos homens cristãos foram verdadeiros ícones do pensamento humano; verdadeiros detentores do conhecimento - dentre eles o grande pensador cristão C. S. Lewis, dentre outros. E quantos hoje detêm conhecimentos apronfundados, outros ainda mais, são professores em instituições respeitáveis de ensino, tanto superior quanto fundamental e médio - posso citar o professor  catedrático Adauto Lourenço. Vale lembrar também a crescente que temos no lançamento de livros e material didático em todas as áreas, autores cristãos estão investindo em âmbitos de interesse da população em geral - cristãos e não cristãos.
Entretanto, não devemos analisar somente um lado da "moeda" - isso serviria ainda mais para alguns como pressuposto de ignorância. 

É comumente no nosso meio pessoas que defendem a não instrução dos crentes, seja instrução secular ou mesmo teológica. Essa última, para alguns, é uma verdadeira "arma" espiritual, todavia um estudo mais aprofundado do assunto, bem como dos aspectos pertinentes da área, veremos que não é bem assim.

Nos tempos de pós-modernidade que estamos vivendo, onde a propagação da tecnologia, ciência e conhecimento é estarrecedora, não devemos de maneira alguma evitar ou ignorar o estudo, tanto da Palavra quanto secular. É fundamental que estejamos bem informados no que tange aos assuntos pertinentes desta era, para que quando interrogados estejamos aptos para demonstrar e honrar o nome de Jesus Cristo.

Se estivermos a fim de tirar esse paradigma devemos, sem dúvida alguma, buscar conhecimento. Além do mais é dever de todo cristão defender e valorizar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e para isso é preciso crescer na graça e no conhecimento 2 Pe 3.18.



Cordialmente,

Weder F. Moreira

3 comentários:

  1. Excelente post. Infelizmente existem muitos crentes que acabam corroborando para que as pessoas tenham essa opinião a nosso respeito.

    ResponderExcluir
  2. Saudações Cristãs!

    Caro irmão Fábio,

    Agradeço pelo elogio.
    Exatamente, infelizmente isso acontece, todavia, devemos fazer a nossa parte.

    Deus o abençoe!

    Cordialmente,

    Weder F. Moreira

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas falam da minha seita, satanizam, deflagram e julgam sem a conhecer, alguns deuses evangélicos (quem consegue pensar que entenda), já nos condenaram ao inferno. Por isso, para quem não conhece ou quer saber como é minha seita tão má que merece o inferno, irei falar um pouco sobre ela.

    O Princípio: Minha seita tem por essência e fundamento a Cristo (o chamem de Yahushua, Jesus, Messias, Salvador... como quiser), o Salvador em enviado pelo Criador (o chamem de YWHW, Deus, Jeová, Pai... como quiser). A idéia principal é seguir e imitar esse homem que viveu a mais de 2.000 anos e deu sua vida para nos salvar, salvar em todos os sentidos. Esse mesmo Cristo é por essência Amor, e sendo amor, nós sendo seus seguidores, devemos também viver em amor, assim como Ele viveu e nos ensinou a viver. Apenas por essa introdução, você leitor, já pode nos desvencilhar dos católicos (constantinianos) e dos Evangélicos (Protestantes e braço da religião Católica)

    Requisitos mínimos para entrar: Ser uma pessoa e ter a capacidade de pensar.

    ResponderExcluir