Livros que recomendo: Igreja: Identidade & Símbolos
Quando falamos de eclesiologia, sabemos que muitos pensadores, teólogos, biblicistas etc. e etc., se debruçaram no afã de ver essa vasta área do âmbito teológico dissecada e "destrinchada".
Porém, apesar de muitos contribuirem para essa área com seus estudos e pesquisas, fica evidente que muito se tem para explicar sobre a Igreja.
Nesta obra o autor Esdras Bentho, teólogo pentecostal, esbanja seu vasto conhecimento na tentativa de dar mais uma contribuição a essa parte da teologia.
Esdras, vai a fundo no que tange ao descortinamento do termo grego ekklesia nas Sagradas Escrituras.
Primeiro o aludido autor mostra a origem do vocábulo nas esferas seculares. Mostrando a importância da ekklesia na era das assembleias na ágora das polis gregas.
Depois o autor mostra como o vocábulo tornou-se, praticamente, exclusivo aos escritos e ditos cristãos.
Logo após, Bentho abrange a ocorrência do termo grego em vários livros do Novo Testamento, solucionando também questões exegéticas e hermenêuticas em perícopes Sagradas, como por exemplo Mateus 16.18 e 2 João 1.1.
O livro é escrito de maneira um tanto robusta, evidenciando uma erudição que o leitor comum talvez não consiga ler. Entretanto, como diz o próprio autor, o livro é para estudiosos, bem como para alunos seminaristas.
Todavia eu o recomendo para aqueles que querem saber realmente o que é a Igreja e qual sua identidade registrada nas Páginas Sagradas.
O opúsculo é editado pela CPAD e se encontra nas melhores livrarias do país.
Vale a pena ler.
Cordialmente,
Weder F. Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário