quinta-feira, 8 de março de 2012

5 requisitos para ser usado por Deus

5 requisitos para ser usado por Deus

É do conhecimento de todos que Deus usa quem quer e como quiser. Sua soberania é indiscutível. No entanto, as escolhas de Deus, as vezes, são justificáveis. Claro, que nem sempre as escolhas de Deus são de fácil compreensão, mas, como já disse, em alguns casos isso é possível. Um caso concreto em que podemos ver de maneira plausível essa ocorrência, é a escolha de Deus para usar alguém em prol do Seu Reino. Analisaremos, portanto, à luz da Palavra quais são os requisitos que Deus utiliza para para escolher e chamar alguém à sua obra. Pois, a semelhança de um patrão, o Senhor analisa os currículos de quem está disposto a se candidatar para laborar na seara do Mestre. 

Tenho observado poucos jovens que almejam ser autenticamente usados por Deus, e dentre esses já poucos, percebo que minoria tem a consciência de que precisa preencher os requisitos de Deus para ser usado e capacitado pelo Senhor. Por isso, quero postar, de maneira prática e acessível, os requisitos que Deus está procurando na minha, na sua e na nossas vidas para nos usar.

Todavia, em primeiro lugar, devemos ser cônscios de uma coisa. Deus, ainda escolhe pessoas, e Ele está "ansioso" para escolher você. Ele "torce" para que você, ao ler este artigo, venha cumprir os requisitos divinos e venha fazer a diferença nessa sociedade tão avessa e acéfala.

O século XXI trouxe muitas transformações, tecnologia avançada, novas descobertas da ciência, bem como suas novas tendências, informação globalizada, TV, internet, pensamentos liberais, desvalorização dos princípios morais e éticos e tantos outros "problemas" estão em voga nos dias hodiernos. Essa nova era, requer de nós, cristãos, uma forma de viver o evangelho mais intenso, requer de nós um modo de vida exclusivamente de Deus. Haja vista, que Deus está procurando verdadeiros profetas, com unção autêntica, fervor nos corações, para denunciar os males cometidos por essa sociedade extremamente corrupta. Daí, urge a necessidade de nos colocarmos diante do Todo-Poderoso e buscarmos preencher os requisitos de  Deus para sermos os profetas verdadeiros para está nova geração.

Mas que requisitos são esses? Vejamos, então, cinco requisitos para sermos usados por Deus, para isso vamos nos utilizar de alguns textos do livro de 1 Timóteo, que são, na realidade, conselhos práticos do apóstolo dos gentios, Paulo, ao jovem ministro Timóteo, que inicia sua trajetória na seara de Cristo.

1- Conservar a fé - 1 Tm 1.19.
O apóstolo aconselha Timóteo a jamais se esquecer ou abandonar a fé que uma vez lhe foi ensinada e na qual, voluntariamente, ele abraçou. Paulo recomenda que ele firme sua fé, pois os bombardeios do inimigos são ferrenhos, mas a conservação (proteção) da fé resultaria em uma estrutura inabalável. 
Para sermos usados por Deus, é preciso termos uma fé inabalável, e isso só é possível quando conservamos nossa fé mesmo em momentos de extrema calamidade. Quantos jovens que almejam o episcopado, mas por motivos vãos, banais, efêmeros, deixam de conservar sua fé em Cristo e se entregam por prazeres que destruirão suas vidas. É preciso manter a fé a qualquer custa!

2- Boa consciência - 1 Tm 1.19.
Paulo diz a Timóteo que é necessário ter boa consciência. Ou seja, rejeitar o que o mundo propõe como realidade. Um dos requisitos primordias para seu usado por Deus é saber rejeitar os manjares oferecidos pelo inimigo de nossas almas. A sociedade atual está incharcada de vãs filosofias, atitudes e modo de vida. Está impregnada de aspectos anticristãos, e o nosso papel é rejeitar de maneira enfática esta suposta realidade.

3- Almejar ser usado por Deus - 1 Tm 3.1.
"Se alguém deseja o episcopado...". A palavra episcopado deriva da palavra bispo, ou seja, quando o apóstolo Paulo disse: "Se alguém deseja o episcopado..." ele estava dizendo: "Se alguém deseja ser bispo, se alguém deseja ser usado por Deus no ministério, excelente coisa deseja". 
Para ser usado por Deus é preciso desejar, antes, ser usado por Ele. Deus apresenta o desejo de nos usar, mas sua decisão final de querer ou não ser usado definirá a decisão de Deus. Você almeja ser usado por Deus? Se sim, um passo já está dado! Glória a Deus!

4- Ser exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza - 1 Tm 4.12.
Eis aqui a grande "dificuldade" de  Deus para usar alguém e o levantar. A recomendação do Espírito Santo, através do apóstolo Paulo, é nítida e enfática, mas muitíssimo negligenciada, pois, não é fácil ser exemplo dos fiéis. Ser exemplo é ardoroso. E Paulo recomenda, ainda, que Timóteo seja exemplo em campos específicos. O conselho é para que seja exemplo na palavra. Quantos de nós está dando o exemplo de estudo, reflexão e meditação na Palavra? Você à lê? À pratica? À vive? É preciso ser exemplo de leitura na Palavra de Deus!
Depois o conselho é que também seja exemplo na trato ou no agir, no procedimento, no modo de ser. Qual o seu exemplo de procedimento na escola, no trabalho, na faculdade, em casa, com os amigos? 
Há alguns que seu procedimento é de inimizade, contenda, dissensão, menos de amor. Que tipo de cristão é esse? O seu procedimento tem sido de uma pessoa espiritual? Seu modo de ser e de fazer as coisas anuncia que você é cheio do Espírito Santo? Outro conselho do apóstolo é que se faz necessário ser puro. Ser exemplo em santidade é indispensável para a vida de um cristão que deseja ser usado por Deus. Você tem buscado santidade? Deus é santo e Ele exige de nós santidade (Lv 19.2).

5- Ser justo, constante e manso (bondoso) - 1 Tm 6.11.
O problema da igreja hodierna é que estamos distantes do evangelho de Cristo. Em algum ponto da jornada da igreja na terra, perdeu-se a visão do Reino e, consequentemente, perdeu-se o evangelho. Ser justo é praticar, a qualquer custo, a justiça. Quantos de nós, por interesses, temos deixado de lado esse princípio do evangelho. Quantos de nós temos sidos inconstantes, infiéis, começamos, mas não terminamos. Quantos de nós, que almejamos ser usados por Deus, estamos longe de sermos bondosos e mansos, muitas vezes, estamos mais para iracundos, "bravões" e outros adjetivos mais que não são dignos de estar neste post. 
Pratique a justiça, seja constante e seja manso, pratique a bondade, mesmo que isso implique virar a outra face para o inimigo (Mt 5.39-48).

Busque preencher esses requisitos em oração e em fidelidade. Deus com toda certeza o usará e o levantará na terra como um servo bom e fiel.

Cordialmente,

Weder F. Moreira
 


2 comentários:

  1. Mensagem tremenda , que Deus continue abençoando sua vida Espiritual em nome de Jesus .. Amém

    ResponderExcluir
  2. Grande é mistério da piedade e a encarnação do verbo de Deus Cristo!

    ResponderExcluir