quinta-feira, 1 de março de 2012

O Salmo da Palavra

O Salmo da Palavra

O livro poético mais conhecido das Escrituras Sagradas, com certeza, é o livro de Salmos. O hinário hebraico é uma das mais belas composições líricas do mundo.
O livro dos Salmos, chamado no hebraico de Tehilim, cujo significado é Livro de Louvores, tem uma acepção especial, haja vista que na maior parte da Bíblia Deus fala conosco, já no livro de Tehilim o homem fala com Deus. Nessa obra de 150 capítulos, escritos em sua maioria pelo rei Davi, encontramos diversas temáticas, tristezas, problemas, temores, dúvidas, esperanças, medos, perplexidades, aflições e alegrias.

O maior livro da Bíblia, também detém o maior capítulo das Escrituras, logo tem o maior número de versículos ou versos também. O Salmo 119 não é a maior poesia por acaso. Esse louvor tem um significado todo especial, o fato de ser o maior salmo do saltério tem um propósito.

Se fossêmos dar um título ao Salmo 119 daríamos o de Salmo da Palavra. O propósito de Deus para este cântico é sublime, pois, do início ao fim, temos uma exaltação à Palavra de Deus. É como se fosse o marketing de Deus em prol da sua fidedigna Palavra dentro da própria Sagradas Escrituras. Seria isso uma conhecidência? Acredito que não! Deus trabalha com propósitos. O maior salmo da Bíblia é justamente o salmo que fala da própria Bíblia. Que esplêndido Livro! Glórias ao Deus da Palavra!

Alguns estudiosos dizem que o Salmo 119 é de autoria do rei Davi, todavia, não há consenso. O certo é que a estrutura deste salmo canta e encanta. Escrito em seções, esta poesia nos aconselha de forma espetacular sobre o poder da Palavra. O início de cada seção deste salmo é aberto por uma letra do alfabeto hebraico, tendo 22 seções, portanto, todas as letras do alfabeto hebraico, alfabeto esse, essencialmente, consonantal.
Vejamos então o que cada seção nos informa e quais as lições que podemos extrair deste salmo.

Álefe.
Versos 1-8. Os primeiros oito versos abrem o salmo dando uma introdução sobre as bem-aventuranças de andar no caminho da Palavra de Deus. "Bem-aventurado os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor." Sl 119.1.

Bete.
Versos 9-16. O salmista informa que a Palavra é o abrigo do jovem contra o pecado. "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." Sl 119.9.

Guímel.
Versos 17-24. São conselhos para apegar-se a Palavra mesmo em meio ao escárnio do mundo. "Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra." Sl 119.17.
 
Dálete.
Versos 25-32. Consolação para a vida diária por meio da Palavra. "A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra." Sl 119.25.

Hê.
Versos 33-40. O salmista suplica o desejo para obedecer à Palavra. " Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim." Sl 119.33.

Vau.
Versos 41-48. O salmis mostra sua confiança na Palabra e almeja vê-la realizada. "Venham também sobre mim as tuas misericórdias, ó Senhor, e a tua salvação, segundo a tua palavra." Sl 119.41.

Zain.
Versos 49-56. O salmista sabe que nos dias maus a Palavra lhe dará conforto. "Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua palavra me vivificou." Sl 119.50.

Hete.
Versos 57-64. O salmista se alegra em saber que Deus é sua porção e sua felicidade aumenta, pois ele tem comunhão com os que amam a Palavra. " O Senhor é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras." Sl 119.57. " Companheiro sou de todos os que temem e dos que guardam os teus preceitos." Sl 119.63.

Tete.
Versos 65-72. Os bons efeitos da aflição preditos na Palavra. "Antes de ser alfigido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra." Sl 119.67.

Iode.
Versos 73-80. O salmista evoca fidelidade na aflição e esperança mediante a Palavra. " As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; dá-me inteligência para que aprenda os teus mandamentos. Os que temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra." Sl 119.73-74.

Cafe.
Versos 81-88. O salmista deseja ver a promessa predita pela Palabra se cumprir, o Reino de Deus. "Desfaleceu a minha alma, esperando por tua salvação, mas confiei em tua palavra. Os meus olhos desfaleceram, esperando por tua promessa; entretanto, dizia: Quando me consolarás tu?." Sl 119.81-82.

Lâmede.
Versos 89-96. O salmista declara que a Palavra é eterna, imutável e infinita na perfeição. "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu." Sl 119.89. "Conforme o que ordenaste, tudo se matém até hoje; porque todas as coisas te obedecem." Sl 119.91. "A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo." Sl 119.96.

Mem.
Versos 97-104. A verdadeira sabedoria, segundo o salmista, é pelo tesouro da Palavra. "Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus unimigos, pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos." Sl 119.98-99.

Num.
Versos 105-112. A Palavra é o farol que ilumina os caminhos mais obscuros. Mediante a Palavra, podemos trafegar em qualquer lugar. "Lâmpada para os meu pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho." Sl 119.105.

Sâmeque.
Versos 113-120. O salmista diz que os ataques à Palavra são vãos. Deus destruirá todos os que a maldizem. "Tu desprezas a todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade. Tu tiraste da terra, como escórias, a todos os ímpios; pelo que amo os teus testemunhos." Sl 119.118-119.

Ain.
Versos 121-128. O salmista ora pedindo proteção em meio ao caos e pela firmeza na Palavra. "Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam." Sl 119.122.

Pê.
Versos 129-136. O salmista depois de orar, agora tem convicção de que a Palavra conforta e ilumina. " A exposição da tua palavra dá luz e entendimento aos símplices." Sl 119.130.

Tsadê.
Versos 137-144. O salmista diz que a Palavra é pura e declara seu amor por ela. "A tua palavra é muito pura, por isso, o teu servo a ama." Sl 119.140.

Cafe.
Versos 145-152. Súplicas e orações para o Senhor manter a Palavra no coração do salmista. "Clamei de todo o meu coração; escuta-me, Senhor, e guardarei os teus estatutos. A ti invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos." Sl 119.145-146.

Rexe.
Versos 153-160. Uma verdade essencial é proferida pelo salmista, ele diz que a salvação está distante dos que não guardam a Palavra. "A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos." Sl 119.155.

Chim.
Versos 161-168. A salmista exalta o poder da Palavra em ser fonte de paz, alegria e gozo em meio a perseguição. "Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra. Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo." Sl 119. 161-162.

Tau.
Versos 169-176. O salmista finaliza esta poesia da maneira mais singela e brilhante possível. Ele pede para que o Senhor lhe dê entendimento para praticar a Palavra. " Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor,; dá-me entendimento conforme a tua palavra." Sl 119.169.

Que belo salmo! Sua beleza é mais invejável ainda pelo fato de analisar a eficácia da Palavra diante de várias situações da vida. Concluímos, então, que as Escrituras Sagradas é fonte para as várias necessidades da vida humana. Você tem meditado na Palavra de Deus? Se não, passe a fazê-lo...

Cordialmente,

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário