terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

7 Segredos para um ministério de excelência

7 Segredos para um ministério de excelência



Ter um ministério de excelência é algo que todos, pertencentes à seara do Mestre, devem almejar. Servir da melhor maneira possível, com primazaia, eficácia, empenho e ser bem-sucedido é o "sonho" de muitos que estão exercendo a diakonia (gr. servir) na ekklesia (gr.assembleia dos chamados para fora, a igreja).
Deixou aqui sete conselhos para que este "sonho" venha se tornar uma realidade.

1- É necessário ter verdadeiras amizades. Confiar em todos pode ser um erro que levará a fatalidade ministerial. Amigos verdadeiros o ajudarão nos momentos difíceis. Irão aconselhá-lo (Pv 11.14). Amigos verdadeiros sofrerão contigo, e se for da vontade de Deus e para o bem da obra, renunciarão tudo para o ajudar; isso ocorrerá de maneira vice-versa também. Por isso, há a necessidade de sermos também um amigo verdadeiro, como foi Jônatas (1 Samuel 20.11-43).

2- É necessário ser grato. Um grande pensador disse: "A gratidão é um terreno inóspito para o orgulho e a soberba". 
Ser grato a Deus e aos seus companheiros de ministério é permanecer sempre humilde. Seja agradecido por tudo, pela oportunidade, pelas dificuldades, pelas vitórias e etc.
Existem muitos por aí que estão na obscuridade da ingratidão. Seja grato! (Lucas 17.11-19).

3- É necessário ser responsável. O reino de Deus na terra deve ser encarado com temor e tremor. Fazer a obra do Mestre com desdém e irresponsabilidade é algo inaceitável, inadmissível. 
Um ministério de excelência carregará em sua bagagem a mais alta estima para com a obra e o mais alto grau de responsabilidade para com o Reino. Imite o apóstolo Paulo (1 Coríntios 11.1).

4- É necessário ser humilde. A diakonia não admite os soberbos e exaltados. Aliás, os soberbos e exaltados, os fariseus e saduceus do século XXI, também sentem ânsia de vômito para o fato de servir. Para eles os holofotes só captam o brilho dos "poderosos". Mas o holofote de Deus é diferente, esse busca sempre os humildes de coração (Tiago 4.6). Jesus procura aqueles que buscam ser iguais a ele (Mateus 11.29).

5- É necessário ser honesto. A honestidade é um segredo para um ministério de sucesso. Ser honesto consigo mesmo e com os seus irmãos em Cristo e com todos os que o cercam, é de suma importância para sua diakonia verdadeira e espiritual (João 4.23).
O maior apóstolo do cristianismo, Paulo revela que a honestidade é fundamental para preservar o ministério (2 Coríntios 8.21).

6- É necessário ter discernimento. Talvez o dom mais renegado nos dias atuais seja o de discernimento espiritual (1 Coríntios 12.10). É essencial que o ministro tenha em seu bojo o discernimento, haja vista esse estar sempre em contato com questões de difíceis resoluções, e o discernimento auxiliará a tomar as decisões mais sábias possíveis.

7- É necessário tem no ministério ação sobrenatural da parte de Deus. Ter intimidade com o Senhor da seara é imprescindível para se ter um ministério de excelência. Uma das credenciais do ministério bem-sucedido é ter a marca registrada de ação sobrenatural de Deus, e isso só se adquire com intimidade com Deus, por meio da oração e da palavra.

Quer tem um ministério recheado de excelência? Então cumpra os segredos da excelência!

Cordialmente,

Weder F. Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário