sábado, 11 de setembro de 2010

O perigo da falsa teologia - Continuação


O perigo da falsa teologia - Continuação


Dando continuidade no assunto que estamos tratando, quero falar-lhes alguns outros pontos preponderantes sobre a falsa teologia e a resultante da perda de fé de promissores alunos e obreiros.
Como disse ontem, a falta de base bíblica de alguns alunos e a má qualidade do ensino de algumas instituições, resultam em uma teologia insólita, que acaba, por consequência, promovendo o surgimento de heresias e falsas doutrinas ou até mesmo a deturpação de doutrinas bíblicas.

Mas, sabemos também que este não é o único fator relevante para o raiar da falsa teologia. 
Vejamos agora outros fatores:

Ensino e professores fracos espiritualmente
Grande parcela de culpa para o surgimento de uma falsa teologia, é, incontestavelmente, a fraqueza espiritual do ensino, bem como dos seus professores.
A verdade é que existem professores que nem mesmo acreditam na Palavra de Deus, renegam a ressureição de Cristo, e a infalibilidade da Bíblia Sagrada e estão a ensinar, agora pergunto: Como esses professores irão ensinar os seus alunos? O que os alunos irão aprender de útil? Qual será o resultado dessas aulas? Com toda veemência digo que se aprenderem irão aprender errado e se entraram avivados nos cursos, com certeza, sairão plenamentes frios espiritualmente. 
Muitos desses alunos espelham-se nos seus professores, veem neles um paradigma para suas vidas, e quando há alunos assim, o resultado são cópias dos professores e se os professores são fracos na fé e espiritualmente fracassados, os seus seguidores serão ainda mais. 
O ensino também parcela de contribuição para esse estado. Como já mencionei, há instituições que não prezam mais pela ortodoxia teológica e aderiram e propagam visões distorcidas e deturpadas da sã doutrina. Há um perigo tremendo neste aspecto, pois, muitos são os alunos influenciados por estas instituições. Que possamos ficar em alerta, haja vista o apóstolo Paulo nos advertir dos falsos ensinos (1 Tm 4. 1).

Professores descompromissados
Não podemos deixar de falar de alguns professores descompromissados com Deus e com suas igrejas.
São várias as histórias de alunos que desviaram-se da presença de Deus por causa de alguns professores liberais e descompromissados.
Esses são perigos, visto que introduzem direta ou indiretamente seus pontos de vista liberais e heréticos e sutilmente ganham terreno na vida de seus alunos. Cuidado! Vigiai e orai, e por falar em orar, está também é uma questão que pode ser abordada aqui, pois, existem professores que nem se quer oram. Falam de Deus, mas, estão longes de terem intimidade com o Pai, para estes o fim já está projetado (Mt 7. 23).

Estes três pontos apontados aqui, são apenas um resumo das astúcias utilizadas pela falsa teologia. Existem centenas de conceitos que poderiam ser apontados, porém, aprouve Deus evidenciar estes três. Que possamos, antes de mais nada, analisar cada instituição e seu ensino antes de entrar em uma escola teológica, pois, sabemos que há verdadeiras fábricas de falsos ensinamentos. Satanás tem usado diversas maneiras para atacar o Corpo de Cristo e, com certeza, esta é uma delas.

Busquemos sim um aperfeiçoamento, mas, tomemos cuidado. Que possamos fugir da falsa teologia, que recheada de inovações e opiniões, seduz a muitos. Vamos buscar um ensino de excelência, pautado na ortodoxia bíblica e teológica, que foi deixada pelos nossos antepassados que antes de teólogos eram, primeiramente, servos do Altíssimo. Que venhamos rejeitar qualquer falsa doutrina e heresia.

Deus os abençõe!



Para qualquer dúvida, envie um e-mail para: weder1992@yahoo.com.br






2 comentários:

  1. Ola amigo ja estou seguindo seu blog, fique com Deus, caso vc possa gostaria que divulgase meu benner no seu blog, caso vc tenha um banner me envie que eu divulgo no meu!
    Abraços, meu blog e http://garagem-jovem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a visita!
    Com certeza seguirei, abraços...

    ResponderExcluir