quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Reino de Deus ou o seu reino?



Durante esses últimos dois dias fiquei refletindo a cerca da mensagem pregada domingo na igreja em que congrego em Ituverava, interior paulista.
Como uma mensagem inspiradora do Presbítero e amigo João Anselmo, que nos visitava vindo de uma cidade próxima, fiquei em plena meditação sobre o assunto ministrado e quero compartilhar com vocês minhas reflexões.

O assunto tratado naquela mensagem foi sobre o Reino de Deus, baseado em Mateus 6.33, e é a partir dessa temática que quero discorrer o assunto.

Para nosso melhor entendimento vamos, primeiramente, ver o significado de reino. No bom e velho dicionário Aurélio, reino é o domínio de terra ou uma porção dela, esfera ou âmbito onde o governante é o rei.

Feito o esclarecimento vamos lá.
Bem sabemos que no mundo antigo as divisões territoriais eram feitas através dos reinos. Existiram naquela época milhares de reinos, com seus reis, princesas e príncipes, todos usufruindo do território de sua posse; um bom exemplo desses reinados e impérios é encontrado na Idade Média.

Na Bíblia Sagrada observamos também alguns reinados. Alguns bons outros decepcionantes, dentre os mais famosos estão os reinados de Davi, Salomão, Acabe, Herodes etc.


Nos dias atuais as nomenclaturas de divisões territoriais são diferentes. Temos os continentes, os países, os estados, porém podemos dizer analogicamente que ainda existe reinos.
Há aqueles que reinam sobre sua própria casa, sobre seu carro, sobre o emprego, na empresa e etc.
O que quero que você entenda é que existe um governante que lidera um território ou algo.

Nos dias hodiernos temos visto vários reinos particulares sobrepujando a relevância do Reino de Deus. A satisfação primária do reino particular tem invadido os corações e arrebanhado milhares. Estão como na época do profeta Ageu, queriam satisfazer os seus desejos, alcançar os objetivos próprios e dar ênfase apenas neles do que dar a primazia para o Reino de Deus.  Bem sabemos a repreensão que este povo recebeu. Ageu 2.

Analisando o texto de Mateus 6.33 vemos uma recomendação magnífica de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas demais coisas vos serão acrescentadas."

Esse versículo é extremamente interessante.
Observamos neste versículo que existe uma ordem nos reinos e o primeiro da enumeração deve ser o Reino de Deus.
"Mas buscai primeiro..."
A ordenança é específica e muito clara. A ordem é o Reino de Deus em primeiro lugar, porém muitos de nós estão invertendo as coisas, e o Reino de Cristo está em último lugar.
Acima de nossa família, acima do ego, acima da empresa, acima do emprego, acima do dinheiro, acima da casa, acima do carro, acima de tudo está o Reino de Deus. Será que estamos seguindo a Palavra de Deus ou estamos alterando a ordem? Será que você tem colocado a família, o dinheiro, a casa, o carro, acima de Deus? Qual reino você tem buscado? Pra qual deles você tem dado mais ênfase?
Tomara que seja o Reino de Deus, pois as bênçãos para esses são maiores. Mateus 6.33b

Para finalizar este artigo quero mostrar uma diferença imprescindível nos reinos terrestres e o Reino de Deus.

A diferença colossal é que o Reino do Pai é eterno e os reinos do mundo findam.
Ao morrermos os reinos terrestres findarão e só nos restará à eternidade, ou no Reino de Deus ou no reino de satanás.
Qual você irá preferir?

"Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; A maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes". Deuteronômio 11.26- 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário