segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quatro requisitos para a prosperidade e sucesso espiritual

Nos púlpitos de nossas igrejas muito tem se falado a cerca de prosperidade, sucesso.
Temos visto inúmeros pregadores em seus programas televisivos anunciarem uma prosperidade falsa e incongruente com as Sagradas Escrituras. Na verdade negociam, mercatilizam o evangelho e alguns chegaram ao cúmulo de dizer que pobreza é pecado, aliás se isso fosse verdade e estivesse em conformidade bíblica, eu, por exemplo, estaria "enrolado". Mas graças a Deus que o evangelho genuíno não se compra com dinheiro.

Não estou aqui para dissertar contra a falsa prosperidade financeira, estou aqui para lhe transmitir algo sobre uma prosperidade, um sucesso, que sobrepuja o dinheiro e o sucesso terreno: a prosperidade e o sucesso espiritual.

Lendo e estudando o livro de Josué notei e retirei do capítulo de número um algo relevante para nossas vidas no que tange a esse assunto. Gostaria que o amado leitor discorresse, refletindo comigo, sobre essa temática.

Os versículos de 6 a 9 mostram algumas diretrizes que Deus deu ao povo comandado por Josué para alcançar a prosperidade e o sucesso na Terra da Promissão. Notemos, caro leitor, que Deus não deu instruções quanto à estratégia militar para aquele povo, mas sim uma diretiva para a perspectiva espiritual de uma vida bem sucedida.

Existem várias maneiras de obtermos êxito espiritual. Quero explanar, baseado no texto, quatro requisitos apenas para uma vida com efeito.

1º - "Se forte e corajoso..." (v.6)
Em toda história bíblica notamos que Deus usa aqueles que são corajosos. Lembro-me da passagem de Gideão. O Todo-Poderoso mandou voltar os covardes e medrosos para as montanhas de Gileade. Juízes 7.3.
Se queremos prosperidades espirituais devemos buscar corajosamente, enfrentarmos com força e coragem as dificuldades e vencê-las pelo poder de Deus. Você tem sido corajoso ou tem voltado para as montanhas? Seja um dos trezentos de Gideão!
Lute, não desista, insista, vença o pecado e seja forte na batalha contra o mal.

2º - "... sê... mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei..." (v.7)
Novamente Deus conclama ao povo para terem coragem, depois completa dizendo para fazerem segundo a lei, qual lei? A lei de Deus, a sua Palavra.
Sem a Palavra de Deus não há sucesso espiritual.
A Palavra de Deus é luz para nossos caminhos (Salmos 119.105); ela nos fortalece (Salmos 119.28); ela nos purifica (Salmos 119.9); nos traz a paz (Salmos 119.165) e produz a fé em nossos corações (Romanos 10.17).
A Palavra, sem dúvida alguma, é imprescindível para nossas vidas.

3º - "... medita nele (o livro da lei) dia e noite..." (v.8)
A ordem é bem expressa. Era para meditarem na lei do Senhor dia e noite, pois assim eles não se desviariam dos propósitos de Deus.
Precisamos a cada dia mais lermos, meditarmos, refletirmos na preciosa Palavra de vida, a Bíblia. Ela é a a Palavra de Deus clara, suave, meiga, aos nossos corações.
Quantos crentes deixam suas Bíblias de enfeites em suas estantes. Ah! Não sabem que estão perdendo a maior coleção de livros que o mundo já conheceu.
Você tem lido a Palavra do Mestre ou tem perdido seu tempo com coisas supérfluas? Reflita, ainda há tempo de recomeçarmos.

4º - "...não temas, nem te espantes..." (v.9)
O povo não precisava temer os gigantes da terra de Canaã, pois o Deus Todo-Poderoso estava ao seu lado.
Quando Deus está do nosso lado podemos confiar plenamente. Salmos 91.
Você, amigo leitor, não precisa temer os gigantes que te afrontam, Deus está contigo, apenas permaneça firme.

Sejamos prósperos e bem sucedidos espiritualmente. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário