terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crer também é pensar!

Há algum tempo atrás li um livro apologético muito interessante e vi algo que me intrigou.  Em um dos capítulos desse dito livro o autor conta uma pequena anedota contendo um argumento interessante a meu ver. 
Narrarei, de modo sucinto, e com minhas palavras essa relevante anedota.

Existia em uma certa aldeia, em um longínquo país, um jovem cristão muito inteligente, fiel a Deus e a Palavra. Porém, havia também nessa aldeia um outro jovem não crente que, sempre que possível, provocava, debochava e questionava a crença daquele cristão no Evangelho de Jesus e seu modo de vida peculiar.

Certo dia nessa pacata aldeia, alguém sabendo do imbróglio desses dois jovens, resolveu promover, em praça pública, um debate que discorresse sobre o assunto: a crença em Jesus Cristo e seu Evangelho restaurador. E para esse debate foram convidados esses dois jovens para que debatessem.

Ambos estudaram muito para o debate, até que chegou o grande dia. A praça estava lotada, todos os moradores estavam curiosos e esperando apreensivamente.

Começando o debate, o mediador deu as regras que regeriam a disputa e concedeu a primeira palavra ao jovem não cristão, o zombador.
Ele discorreu um longo tempo suas teses e argumentações, todas elas apresentavam, como sempre, escrachos, pilhérias, calúnias contra o Cristianismo.

Após o discurso o mediador concedeu a palavra ao jovem cristão para que ele tivesse a chance de refutar todas as argumentações proferidas pelo jovem zombador. E mais calmo do que numca o jovem cristão tirou do bolso uma laranja e perguntou ao jovem não crente: - Podes me dizer que fruta é esta? O jovem respondeu: - Claro! É uma laranja! 
- Muito bem, respondeu o jovem cristão, mas qual o estado dessa laranja? Está madura ou verde, boa ou feia?
- O estado dela é normal, está amassada um pouco, mas nada que atrapalhe. 
Após dizer essas palavras o jovem cristão pos a descacá-la na frente de todos. O povo receoso não desgrudava os olhos do acontecimento.
Quando o jovem cristão acabou de descascar a laranja começou a degustá-la, ao final de algum tempo, o jovem cristão olhou para o jovem zombador e perguntou-lhe: - Qual o gosto dessa laranja?
Pasmado o jovem zombateiro replicou: - Ora! Como vou saber se quem a degustou foi você!
O jovem cristão respondeu: - O Cristianismo para você é como essa laranja. Você pode ver sua casca e dizer algo aparentemente, mas o gosto real você só vai sentir quando prová-la; sem degustar o Cristianismo você apenas vai dizer algo superficial, algo que aparentemente você acha que é, mas para saber realmente o significado e entender é preciso prová-lo.

Ao final dessas palavras o jovem cristão foi aplaudido intensamente. Enquanto o outro jovem ficou pensativo e sem resposta.


Existem pessoas que não entendem nada sobre nossa fé e querem, muitas das vezes, nos humilhar, nos jogar pra baixo, dizendo coisas que escracham o Evangelho de Jesus Cristo e nossa crença, porém, não devemos desanimar muito menos ficarmos calados, pois se fizermos isso estamos negligenciando nossa fé e omitindo a verdade.
Tenho ficado pasmado com o número de crentes (crentes?) que estão negando sua fé, não tendo argumentos para refutarem as ciladas de satanás. Existem até alguns que tem argumentos, mas fazem o que chamo de suicídio intelectual, omitem seus conhecimentos por medo serem considerados os "quadrados" da turma.
Está na hora de nós colocarmos nossa fé em ação. Estudarmos mais a Palavra de Deus, buscarmos conhecimento e inspiração divina, para que em momentos como esse possamos estar preparados para refutar argumentos contrários ao Reino de Deus.

Afinal, crer também é pensar!

2 comentários:

  1. saudações na paz do Senhor Jesus
    Deus te abençoe e ilumine cada dia mais.
    Excelente post. Gostaria de saber de qual livro o tiraste? Algum do irmã Ciro?

    Continuemos juntos nessa blogosfera anunciando a Cristo.

    George Harryson
    Servo e blogueiro menor que todos

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz,

    Obrigado irmão George Harryson,
    que Deus possa iluminá-lo grandemente.
    Foi tirado do livro 'Cristianismo em crise', escrito por Hank Hanegraaff, editora CPAD.
    É um excelente livro, aliás eu o recomendo.

    "Um ao outro ajudou e disse: esforça-te"
    Isaías 41.6

    ResponderExcluir