segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Crise Familiar


Ao final da tarde de ontem, inspirado por um hino temático sobre família, comecei a refletir sobre o papel familiar e como o inimigo de nossas almas tem usado artimanhas para abalar os alicerces dessa belíssima instituição divina.


Como ontem foi dia dos pais, resolvi então escrever algo sobre família.
Todos nós sabemos que um conjunto de famílias forma a sociedade em que vivemos; aprendemos em nossas igrejas que a família é uma ordenança divina, que devemos honrá-la e fazer o possível para que ela seja próspera e abençoada; sabemos também que a família é a base de tudo, é nosso chão; aprendemos desde criança que família é um instrumento de bênçãos, há inclusive mandamentos específicos para a família (veja Êxodo 20.12; Provérbios 10.1). Mas não é isto que estamos vendo nos dias hodiernos, o que observamos é um conflito desordenado, um entrave de pais contra filhos e vice-versa.
Momentos de reunião familiar, como os de ontem, que eram para serem aproveitados como instantes de alegria e gozo, são convertidos em tristeza e aflição.

Há 10, 20 anos atrás não víamos tantos desastres familiares como em nossos dias, o aumento no número de divórcios, contendas, imbróglios, são provas cabais de que há uma crise familiar em nossos dias.
Refletindo sobre isso, observei vários motivos que levam a essa situação, mas trataremos aqui de apenas três principais motivos que causam essa crise.


1- Distanciamento familiar de Deus.
Este é o motivo de maior intensidade negativa para a família, pois o distanciamento do Criador abre brechas para satanás adentrar em nossos lares e os danos são incalculáveis.
Quando uma família está firmada sobre a rocha, que é Cristo, nenhum vendaval pode derrubá-la, mas se estivermos construído nossas casas na areia, apenas um ventinho pode destruí-la. Onde sua casa está construída, na rocha ou na areia?
2- Falta de compreensão.
A falta de compreensão é, sem dúvida alguma, um fator que mais infere na crise familiar.
Problemas e diferenças que poderiam ser facilmente compreendidos no âmbito familiar são evitados e são os causadores de discussões.
3- Falta de amor.1 Coríntios 13.13
“... mas o maior destes é o amor."
O amor é o sentimento mais puro e mais nobre existente, é ele que faz fluir tudo. Foi por amor que Deus deu seu Filho unigênito para nos salvar. João 3.16
Sem o amor nada na família flui, pois sem amor não há sustentação.
Ame sua família, ame seu pai, ame sua mãe, ame seus irmãos, ame sua esposa, ame seu marido, ame seus filhos.

Parafraseando o que disse o apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios, o amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta.

Peçamos para Deus entrar em nossas casas, fazer morada em nossos lares.

Um comentário:

  1. Caro Weder Moreira,

    Parabéns pela estréia do blog, bem como por ter me avisado!

    Já inclui o seu link no meu bloglist no Point Rhema.

    Um grande abraço ao Pr. Nelson Moreira e a todos do Ministério da AD em Igarapava!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir