sábado, 23 de outubro de 2010

IDENTIFICANDO SEITAS E HERESIAS - (Testemunhas de Jeová) - Parte III

IDENTIFICANDO SEITAS E HERESIAS - (Testemunhas de Jeová) - Parte III

3. “Um outro Evangelho”

(Contestação)

A – Definição: Evangelho significa ‘boas novas’, isto é, o anúncio da salvação oferecida gratuitamente por Deus, através de Jesus Cristo.


I - Salvação pela graça


> Ef 2.8-9; Rm 10.8-11; João 5.24


II - Salvação pelas obras


> Gálatas 2.16,21; At 15.20; Lv 7.26; 1Jo 3.16


(Uma vez que eles pregam a salvação pelas obras, eles acreditam que para ser salvo tem que se pertencer à religião deles e seguir todas as suas ordenanças, como por exemplo, não receber nem doar sangue. Para justificar eles usam os textos bíblicos que proíbem comer sangue, o que evidentemente não tem nada a ver; aliás, a transfusão de sangue só veio a ser realizada em 1818, dezessete séculos depois de a Bíblia ser escrita).


Mas se o sangue é vida, não devemos dar a vida por nossos irmãos?


B - Pressupostos do Evangelho (as boas novas de salvação só têm sentido porque...)


I – Nós temos uma alma;


II – Existe uma salvação no céu;


III – Existe uma condenação no fogo eterno.


I - Existência da alma
> Ez 18.20-21 (Eles usam este versículo para dizer que o homem não tem alma, mas é uma alma, e assim, a alma morre quando a pessoa morre). Acontece que o termo morte na Bíblia tem o significado de separação, e não de extinção. Ver Gn 2.17; Jo 11.26


> [Ec 9.5,6] (Este versículo é usado por eles para dizer que morrendo a pessoa, ela não tem mais consciência de nada, pois ‘a sua memória fica entregue ao esquecimento’). Acontece que o termo ‘memória’ não se refere à memória da pessoa que morreu, mas à lembrança que os vivos têm dela. Compare o mesmo termo usado em Mc 14.9; 1Co 11.24.


Por outro lado, a palavra-chave de Eclesiastes é ‘debaixo do sol’; isto significa que este livro só focaliza a vida aqui nesta terra, e não após a morte.

Outras provas de que a alma é distinta do corpo e que sobrevive após a morte física:


> 1Rs 17.21-22; Mt 10.28;


Ap 6.9-10; Lc 23.43


II - Salvação: céu
Eles dizem que somente 144.000 é que são filhos de Deus e que vão para o céu; os demais são da ‘grande multidão’ e viverão na terra.


Mas a Bíblia não faz diferença; todos que creem e aceitam Jesus são filhos de Deus com esperança celestial.


> Jo 1.12; Gl 3.26-28;


> Fp 3.20; 1.21-23; 2Co 5.8


> [Sl 37.9-11,25,29; Mt 5.3,5,8,12] (estes textos são usados por eles como prova de que viverão na terra). Acontece, porém, que devemos analisar o contexto. O salmo de Davi não era um salmo profético; e Davi falava da sua experiência (vers.25). Ele via que os ímpios morriam logo e que os justos viviam mais, isto é, herdavam a terra.


> Ap 7.4-8,9-15; 11.19 (Estes textos provam que: os 144.000 são israelitas, não testemunhas de Jeová; também provam que a ‘grande multidão’ está no céu (diante do trono), e servem a Deus no seu templo (que também está no céu).


III - Condenação:
fogo eterno (para eles o inferno é a sepultura comum da humanidade, onde não há tormento). Porém, mesmo que no original a Bíblia fale de ‘hades’, ‘sheol’ e ‘geena’, a idéia de fogo eterno é claramente descrita, inclusive por Jesus, como o ‘fogo que nunca se apaga’. A razão do fogo não se apagar é clara: o tormento é eterno.


O ‘hades ou sheol’ corresponde ao estado intermediário, onde as almas dos ímpios permanecem da morte física até o juízo final. O ‘geena’ corresponde ao lago de fogo citado várias vezes em Apocalipse. (Para eles o lago de fogo é um lugar de destruição, não um lugar de tormento).


Ver a descrição de Jesus, do fogo que nunca se apaga, como também que o rico estava atormentado ‘na chama’.


> Mc 9.43-48; Lc 16.19-31;


> Ap 19.20; 20.1-3,7-10,15; 21.8


Comparar também os versículos seguintes: a besta e o falso profeta foram lançados no lago de fogo. Eles foram destruídos? Não, pois mil anos depois eles ainda estavam lá, quando satanás foi também lançado no mesmo lugar e, segundo a Bíblia, serão atormentados para todo o sempre. Se satanás, a besta e o falso profeta não foram destruídos no lago de fogo, então todos os ímpios que também serão lançados ali, não serão destruídos, mas sofrerão eternamente.


C - Mais uma resposta exigível (eles costumam perguntar se Deus é amor, como pode mandar uma pessoa para o inferno). Acontece que Deus não manda ninguém para o inferno, a pessoa vai porque quer. Deus pagou um preço infinitamente caro, o sangue do seu Filho, para dar a salvação a todos quantos crerem. O inferno não foi feito para o homem, mas para o diabo e seus anjos; mas se o homem rejeita a salvação gratuita que Deus oferece, ele acabará no inferno junto com o diabo...


> Jo 3.16-19; 12.47-48;


> Mt 25.41,46


Conclusão: o evangelho pregado pelas TJ é totalmente desmentido pelas Escrituras Sagradas, portanto, eles também pregam ‘um outro evangelho’...


Conclusão Final


Temos a verdadeira Palavra de Deus, mas também uma grande responsabilidade: aprender mais da Verdade para poder resgatar essas almas da perdição.


> 2Co 2.17; 2Tm 2.15; Pv 24.11-12;


Jd 21-23; 1Co 9.16-23; Jo 9.4


Artigo enviado pelo meu amigo e companheiro, Anísio Rodrigues.

Cordialmente,

Weder F. Moreira

2 comentários:

  1. Graça e paz!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar, e se quiser me seguir também será um prazer.

    Abraço em Cristo,

    Pr. Daniel Pedroso
    http://pastordanielpedroso.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz!

    Fico imensamente feliz por isso... com toda certeza seguirei o seu blog.

    Deus o abençõe!

    Cordialmente,

    Weder F. Moreira

    ResponderExcluir